Em 2022, aprendi 5 lições com os meus lançamentos que mudaram o meu negócio. A verdade é que quando sais da tua zona de conforto, cresces mesmo – não é apenas um cliché.
Já sabia há algum tempo que queria trazer ao mundo mais do que os meus serviços. Mas, na verdade, por que é que decidi criar um infoproduto?
- Queria que o meu negócio dependesse menos do meu tempo;
- Queria aumentar/escalar a minha faturação.
Se me perguntares se estes são os motivos certos para trazer um infoproduto ao mundo, a resposta vai ser um claro NÃO.
Mas porquê esta conclusão?
Porque, de uma forma muito simples, não estás a colocar este infoproduto pelos motivos que vão gerar resultados.
É uma verdade dura, mas é uma verdade.
E quais são os motivos que geram resultados?
Simples – trazeres um infoproduto ao mundo porque é aquilo que a tua audiência precisa, porque acreditas no seu valor e sabes que mudança que vai gerar, é aquela que é procurada em ti.
A verdade é que quando surge a ideia de colocar um infoproduto no mundo, está associada à promessa de uma alta faturação e de teres mais tempo para ti. Não é vergonha nenhuma, é o que é.
Não quero com isto dizer que não acredito no meu Curso. Acredito muito e sei que coloquei todo o meu conhecimento lá. Mas, todas as minhas ações nestes lançamentos, estavam desalinhadas – a comunicação, o título, as imagens… E aí é que se reflete o motivo principal do lançamento.
Contudo, precisamos de interiorizar que podemos ter estas coisas (faturação e tempo) como consequência. E não como objetivo. Esta é a grande diferença.
Então, quais foram as 5 lições que aprendi com os meus lançamentos?
1- Conhece bem a tua audiência
Aqui refiro-me às suas necessidades e hábitos. Porquê?
Porque para lançares qualquer tipo de infoproduto precisas de o criar de acordo com as dores e necessidades da tua audiência. Podes ter um produto incrível, mas se não for o que a tua audiência precisa, não vai haver conversão.
No que toca aos hábitos, precisas de os conhecer para planear a tua comunicação.
Qual a melhor hora para enviar um e-mail? E o dia? Qual o melhor momento para publicar no Instagram? Quando vou fazer o meu lançamento?
Se não sabes responder a estas perguntas, tens um TPC!
2- Precisas de criar um troubleshooting
Nos vários momentos de um lançamento, vão surgir contratempos, dúvidas, erros/dúvidas nas plataforma que usas e dúvidas da audiência.
Estás preparada para lidar com isto?
Cria um guia de como podes lidar com cada possível problema e um para poderes desconstruir as objeções do público com confiança.
Claro que podem aparecer situações que não previste, mas desta forma, eliminas uma grande parte dos contratempos (e dos teus nervos).
3- A tua mensagem, está alinhada?
Quando a tua mensagem não está alinhada contigo, a tua audiência não se vai identificar e não vais converter. Lembra-te as pessoas estão contigo porque gostam de ti e do teu posicionamento. Não de uma versão de ti que surge no momento do lançamento.
Um funil de e-mail marketing sem um copy bem alinhado a ti e à tua marca, não vai trazer resutlados,
4- Como estás a comunicar, faz TODA a diferença
Além de uma comunicação acessível, clara, que envolve e cria conexão, não deve comunicar apenas numa rede social.
Isto é, se fazes toda a tua comunicação no Instagram, estás a perder e a limitar desde logo o teu lançamento.
Utiliza o e-mail marketing para criar uma comunicação que converte – os funis resultam.
5- Cada lançamento é uma oportunidade para aprender
Em todos os lançamentos, quer correspondam, ou não, às tuas expectativas, são uma oportunidade de aprendizagens. Para isso basta que estejas disposta a isso.
Tem a clareza de que todos os eventos, bons ou maus, são uma oportunidade de tirares conclusões e insights que são poderosos para aplicar, ou evitar de uma próxima vez.
Não tenhas medo de começar a fazer lançamentos. Começa, desde que acredites no produto sem sombra de dúvidas!
Leva estas lições contigo, acredito que te vão ajudar, muito.
Deixe um comentário