A importância da saúde mental é um tema que deve estar constantemente presente na nossa vida. Aliás, nunca, jamais, deve ser descuidado.
Assim, eu sou apologista de que a honestidade é sempre o melhor caminho. E neste momento em que escrevo este artigo, a minha saúde mental não está no seu melhor.
Quando nem tudo corre bem
Todos temos períodos nas nossas vidas em que as coisas não correm pelo melhor. Mas, a forma como encaramos as situações, depende de nós.Tenho trabalhado com a minha querida Vera Areal, psicóloga. Assim, com ela, tenho aprendido IMENSO sobre a importância da saúde mental. Aliás, tem sido muito importante para mim.
No entanto, nem sempre é fácil manter este cuidado. Há alturas da vida em que aparecem situações sucessivas que conseguem deixar-nos completamente de rastos. O trabalho não corre bem, temos pessoas que nos deitam abaixo porque acham que podem opinar sobre o que não lhes compete, temos situações delicadas na nossa vida…Muito pode acontecer.
Nestas alturas, ter mecanismos de defesa e um sistema de apoio é extremamente importante.
Quando a importância da saúde mental é desvalorizada
Mas, ainda existem muitas pessoas que põe o “dever” à frente da saúde mental. Entenda-se por “dever” a perfeição, o dizer sim a tudo e o não ouvir o nosso corpo.
Quando ignoramos os sinais que o nosso corpo nos dá, estamos a cavar o nosso buraco.E sim, o nosso corpo fala connosco, basta estarmos dispostos a ouvi-lo.
Se não estiveres bem mentalmente, quer queiras, quer não, a tua produtividade e o teu desempenho vão ser afetados. Pensa em ti, trata de ti. Dá-te prioridade! É que não podes ajudar ninguém se tu não estivere
Sê empática
Estas coisas não nos acontecem só a nós. Assim, quando vires algum profissional a cometer erros, enganos, pensa que não conseguimos ser perfeitos. E essa pessoa pode estar a passar um mau bocado.Chama à atenção se assim sentires. Mas quando o fizeres, faz de forma empática, educada e mantém-te humilde. Sim, porque um dia podes estar tu no lugar dessa pessoa. Então aí, vais querer que as pessoas compreendam e se ponham no teu lugar.
Assim, semeia bons ventos e não colherás tempestades…
Deixe um comentário