Sinto que a importância de fazer listas é muitas vezes desvalorizada. Eu sou fã, faço muitas e para tudo!Por vezes sentimo-nos assoberbadas com a quantidade de coisas que temos para fazer. Assim, a nossa cabeça anda cheia e é comum o esquecer de fazer alguma coisa.
Efeito de Zeigarnik e a importância de fazer listas
Bluma Zeigarnik, a psiquiatra que deu o nome a este efeito. Este é um nome consideradocomplicado, mas traduz-se em algo simple.Este efeito defende que “uma tarefa inacabada ocupa mais espaço no nosso cérebro, do que uma concluída”.Assim, quando temos algo para fazer e ainda não fizemos, ficamos sempre com aquela voz na nossa cabeça que relembra constantemente. Portanto, quando temos muita tarefas a fazer, pode-se tornar mentalmente exaustivo. Isto pode mesmo prejudicar o nosso descanso mental.No entanto, aquilo que já fizemos, está feito, já não vai causar esta tensão!
Como contornar esta situação?
Acredita-se que o simples facto de fazer listas, planear o que vamos fazer para concluir a tarefa, será o suficiente para cessar ou minimizar o efeito de Zeigarnik. Esta simples ação vai contrariar este Efeito. Que apesar de benéfico (ajuda-te a não te esqueceres de afazeres importantes!), pode traduzir-se num cansaço maior e menor produtividade.
Então, não sobrecarreguem a vossa mente, façam listas, apontem tarefas, planeiem. Executem uma tarefa de cada vez, assim não vão fazer as coisas às “pinguinhas”. Já sabem, multitasking não é a melhor opção!A vossa saúde mental agradece e a vossa produtividade também.
Mas, se sentires que precisas de ajuda, estou aqui! Podes consultar aqui os meus serviços.
Tens dúvidas? Fala comigo, vê como aqui.
Já sabes, estou aqui para ti!
Deixe um comentário