Pois, é uma pergunta que me fazem regularmente: como voltar a nutrir a tua mailing list?
Muitas empreendedoras, em algum momento do seu projeto, criaram e aumentaram uma mailing list. Mas, chegado um certo momento, esqueceram-se (ou decidiram) de a nutrir.
Eu sei que tu podes ser um destes casos. Não te martirizes, não estás sozinha. Quando somos eupreendedoras, nem sempre conseguimos chegar a todos os lados. Temos de tomar decisões, dificeis, sobre onde continuar a investir e o que, por vezes, deixar em standby.
A verdade é que isto gera um problema: a tua mailing list, não foi nutrida e está completamente fria. As pessoas, possivelmente já nem se lembram que outrora tu enviaste algum tipo de newsletter…
E agora?
Afinal, como podes voltar a nutrir a tua mailing list?
Deste ghosting às pessoas que confiaram em ti o teu e-mail e não sabes bem o que fazer agora – porque chegou o momento em que queres voltar a dar uso ao e-mail marketing…
É mais simples do que parece, mas tem de ser feito com qualidade e intenção. A solução passa por criares uma Sequência de Nutrição.
O que é isso? É uma sequência de vários e-mails, com os quais vais começar a voltar a dar-te a conhecer, a lembrar às pessoas que tu existes, mas de uma forma leve e não invasiva.
Quando não visitas a casa de um amigo há bastante tempo, não vais chegar lá e abrir o frigorífico, pois não? O mesmo acontece com a tua casa digital – não vais enviar logo um e-mail a querer vender ou a dizer o que acabaste de criar…
Como podes criar uma Sequência de Nutrição?
Aqui podes dar asas à tua imaginação. Contudo, aconselho-te esta base:
E-mail 1 – suscita interesse e gera conexão
Aqui reintroduz o teu negócio e volta a apresentar-te. Garante que és verdadeira no que estás a contar. Partilha o porquê da tua ausência e mostra que voltaste com a promessa de que vais acrescentar valor à tua audiência.
E-mail 2 – analisa o interesse e continua a acrescentar valor
Sugiro-te deixar um novo produto-íman de valor – trabalha o copy de forma a apresentares o produto íman como compensação da tua ausência, de forma leve. Não te esqueças de mostrar o valor do teu produto (proposta de valor e porque vale a pena).
E-mail 3 – abre a possibilidade de diálogo
Neste e-mail vais pedir feedback sobre o produto íman: se já tiveram oportunidade de o abrir, se já experimentaram, qual a experiência proporcionada, gostaram?
Aqui vais abrir a possibilidade de a pessoa te responder ao e-mail.
Nota: quem fez download do produto-íman, saí desta sequência e não recebe o último e-mail.
E-mail 4 – possibilidade de unsubscribe
Neste momento, vais ter pessoas que abriram os e-mails, mas não responderam, não fizeram o download do produto, ou abriram alguns dos primeiros e-mails mas ignoraram os outros. Assim, neste momento, vais dar a possibilidade de fazer unsubscribe – queres ter uma lista limpa e engajada.
Depois disto, chega o momento de nutrires a tua mailing list através da tua newsletter.
Sim, podes começar com um funil de vendas. Mas, acredito que o ideal é primeiro a nutrição e o trabalhar da conexão através da newsletter e só depois, um funil de vendas.
E tu, tens por hábito nutrir e trabalhar a conexão com a audiência da tua mailing list, ou desapareceste?
Deixe um comentário