A produtividade e a Matriz de Eisenhower andam de mãos dadas. Assim, é muito importante perceber o que é, como funciona e como aplicar.
Origem da Matriz de Eisenhower
Esta Matriz foi criada pelo 34º presindente dos EUA, Dwight D. Eisenhower. Ele era conhecido por ser extramamente produtivo. Aliás, os seus hábitos de organização de tempo e definição de metas, têm sido estudados.
Foi Stephen Covey que estableceu esta Matriz durante estes estudos. E o seu nome é uma homenagem ao homem que de facto esteve na origem da mesma.
Mas afinal o que é?
Basicamente tudo o que tens de fazer é avaliar concretamente as tarefas que tens e fazer a sua organização de acordo com a urgência e a importância das mesmas.
Desta forma, podemos colocar em pratica a permissa base da matriz. Esta é na verdade uma citação do 34º presidente:
“Eu tenho dois tipos de problemas, o urgente e o importante. O urgente não é importante, e o importante nunca é urgente.”
Parece simples, não é?
Como aplicar?
Então temos primeiro de conseguir distinguir o urgente do importante.
Então, tarefas urgentes são na verdade inevitáveis e exigem atenção imediata, pode até mesmo não serem previstas. Mas, na realidade, uma tarefa urgente, pode ter sido imprtante. No entanto, no momento em que foi adiada, passou a urgente,
Assim, tarefas importantes exigem mais planeamento e contribuem para metas a longo prazo. Têm um prazo para terminar a tarefa, mas nunca são urgentes.
Gostavam de saber mais?
Neste caso, remeto-vos para o artigo da incrível Claúdia Ganhão. Vejam tudo AQUI!
Mas, se sentires que precisas de ajuda, estou aqui! Podes consultar aqui os meus serviços.
Já sabes, estou aqui para ti!
Deixe um comentário