Muitas vezes temos muitas coisas para fazer, mas chegamos ao fim do dia e parece que não temos nada feito O método GTD ajuda-nos com isso, e aumenta a nossa produtividade porque é um método de organização. Assim, este pode exponenciar a tua produtividade e diminuir a ansiedade.
O que significa GTD?
GTD é uma abreviação para “Getting things done”, que significa fazer as coisas acontecer, ficarem feitas. Foi criado por David Allen, um consultor e instrutor de produtividade.
Este método tem como objetivo ajudar a organizar a tua lista do que tens para fazer. Mas, da forma mais produtiva.
Como funciona?
Então, este método diz-nos que ao registarmos a nossa lista de coisas a fazer, estamos a libertar a nossa mente. Assim, a partir do momento que elas passam para o papel, deixam de ocupar espaço na nossa cabeça.
Desta forma, todas as tarefas que temos a fazer, não vão estar a perturbar a nossa concentração. E por consequência, a nossa produtividade não vai ser afetada!
Em suma, este método ajuda a aliviar a nossa mente através do registo das tarefas, responsabilidades e e preocupações. Então, desta forma o nosso foco vai estar na tarefa que estamos a realizar no momento. Assim, este é um ponto chave na forma que o método GTD aumenta a produtividade.
Isto não funciona só a capturar as coisas em papel. Podes escrever numa ferramenta digital, usar um gravador de voz, por exemplo. Se tivéssemos a sorte do Albus Dumbledor, certamente utilizaríamos um Pensatório (o meu momento geek!).
Então, vamos perceber como aplicar o método GTD!
Os 5 pilares do Método GTD e como aplicar
- Capturar tudo, as listas do que temos para fazer, ideias e tarefas recorrentes.
- Esclarecer as coisas que temos para fazer. Ser concreta com todos os pontos é muito importante,
- Organizar por categoria e prioridade. Coloca datas é um processo importante!
- Refletir na lista que tens à tua frente. Não deves ter pontos vagos, mas sim objetivos. Esta lista deve ser revista periodicamente.
- Engajar e começa a trabalhar! Escolhe a tua próxima ação e dá o primeiro passo para a tirares da lista!
Benefícios
- Gestão de tempo otimizada
- Aumento da produtividade
- Qualidade de vida
- Foco no presente
- Liberdade de escolha
- Adaptabilidade à mudança!
Então o uso do Google Keep, tal como mencionado neste post no meu Instagram, é uma ótima ferramenta. Quando associado ao método GTD é propulsor da produtividade!
Estes são os pontos mais importante para mim e eu aplico-os no meu dia-a-dia. E tu, já conhecias? Se sim, aplicas na tua vida?
Envia-me e-mail ou mensagem no Instagram, ou se tens dúvidas, podes falar comigo, vê como aqui.
Deixe um comentário