Ai a organização pessoal … Pois bem, pode ser um drama. Certamente de que já te deparaste com momentos em que tens tanto para fazer e sentes que não fazes nada!
“Não gosto de planear tudo, prefiro ser intuitiva”
Antes demais, a intuição é um ponto muito importante na nossa vida, para mim. Mas a intuição não te vai trazer eficiência por si só. Lamento.
Aliás, todos temos uma vida pessoal e uma profissional. Assim, se não te organizares, vai ser quase impossível conseguires ter a tua vida em ordem. Ou, vais acabar por ceder perante a constante pressão (venha ela de onde vier).
Então, de forma a terminar tarefas e sermos coerentes com a nossa vida pessoal e com as nossas clientes, temos mesmo de nos organizar.
Mas como oriento a minha organização pessoal?
É possível que já tenhas algum método de organização, quer sejas fã de organização ou não.
Seja como for, vou-te falar do que eu faço para me organizar da melhor forma possível.
Domingo – É o dia da semana em que me sento e faço uma lista do que tenho para fazer na semana que está a começar. Além disso, consulto os compromissos que estão já agendados.
De seguida, anoto o objetivo da semana, tendo em conta as tarefas que tenho e as expectativas que tenho. Sim, as minhas são sempre muito altas. Assim, se isso também te acontece, ao definir os objetivos, deves utilizar a técnica SMART. Esta serve para criar objetivos:
- eSpecíficos – detalha e desconstrói as tarefas. Não escrevas só “criar conteúdo”. Escreve antes, “criar post para o instagram com x ou y tema”.
- Mensuráveis – temos de ser capazes de os medir
- Atingíveis – assenta os pés na terra, não eleves demasiado o grau de exigência.
- Realistas – se não tiveres isto em conta, só irá levar a frustração.
- Tempo – define um período de tempo concreto para os realizares.
Após isto, distribui da melhor forma as tuas tarefas no período de trabalho que tens definido. E mantém a coerência, bem como o respeito pelos teus limites.
Aliás, tenho a dizer-te que eu faço isto para a vida profissional e para a vida pessoal. Tudo vai para a lista e é distribuído de forma o mais coerente possível!
Cumpres sempre a tua organização?
Não.
Pois, não te vou mentir. Então, nem sempre o faço. E tu perguntas-me porquê? Vou-te dizer: imprevistos, procrastinação, síndrome do impostor, cansaço. E sim, muitas vezes falho ao delinear os objetivos de forma SMART. Isto porque falho na parte do serem realistas.
Antes de mais, vamos assumir e consciencializar-nos de que não somos seres perfeitos. Mas com certeza de que queremos constantemente ser perfecionistas. Bem com superprodutivos. E muitas vezes esquecemo-nos de que NÃO SOMOS MÁQUINAS!
Sem dúvida de que é uma luta constante. Mas, com a prática, vem a (quase) perfeição.
E quais os benefícios da organização pessoal?
Imensos!
Certamente de que te vais sentir no controlo da tua vida, a tua rotina vai ser mais tranquila.
Descobri também que me ajuda imenso a acalmar a ansiedade e a estar consciente a todos os momentos. E para mim, a organização vem acompanhada de dois benefícios incríveis:
- uma maior e melhor gestão do tempo e consequentemente aumenta a minha produtividade,
- tomada de decisões mais conscientes, o que me leva a tomar melhores decisões para mim.
Deixe um comentário