Profissionalismo e experiência, posso ter um sem o outro? Então a pergunta que se impõe na nossa cabeça: “Como me vão contratar se eu não tenho experiência para comprovar as minhas capacidades e o meu valor?”. Todas passamos por este problema. Quer seja para um emprego por conta de outrem, quer seja no teu próprio negócio caso sejas prestadora de serviços. Enfim, é um medo que não nos deixa de forma fácil.
COMO ULTRAPASSAR O MEDO?
Há uma frase que eu gosto muito, foi dita pela Helen Hayes, uma atriz e a primeira pessoa a ganhar dois Óscares em duas categorias. Winston Churchill também proferiu palavras semelhantes.
“The expert at anything was once a beginner.”
Assim, todo o especialista, mentor, profissional teve de começar do zero. Sem credibilidade, sem experiência. As nossas mentoras, os nosso professoras, os nossos prestadores de serviços. TODA A GENTE. Até porque, é certo e sabido, que ninguém nasce ensinado.Então, os teus medos e receios são fundados. Eu também os tive e ainda tenho. Até porque quem iria contratar uma optometrista que decidiu ser assistente virtual?Mas sabes? Contrataram. É verdade. Então, todos os dias, eu dou o meu melhor para trazer o meu melhor trabalho a quem confiou em mim.
Tens de ter confiança em ti! Precisas de levar as coisas de forma séria e coerente.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PROFISSIONALISMO e experiência?
Por incrível que pareça, profissionalismo, não tem de implicar experiência. Então, aqui algumas de vocês podem discordar de mim.
Na minha opinião, qualquer pessoa, mesmo sem nenhum tipo de experiência para a área que foi contratada, pode ser de um profissionalismo exímio. Não porque sabe tudo, mas porque sabe ser humilde perante esse facto e age em conformidade. Todos os dias está ali, a dar o seu melhor e a aprender. Tem valores que lhe permitem uma forma de estar que transmite confiança. O trabalho que ela faz, transmite coerência.
Seres profissional, não é teres experiência.
8 COISAS QUE POSSO FAZER PARA SER PROFISSIONAL
- não prometas mais do que podes cumprir
- sê realista com os objetivos que apresentas ao cliente
- sê sempre educada e cordial
- mantém sempre a coerência
- prepara um contrato para a tua prestação de serviços
- estuda, faz cursos, workshops, investiga mais sobre o teu público-alvo
- não incluas serviços sobre os quais não tenhas conhecimento suficiente. Quando não sabes, recomenda uma colega
- deves manter a tua marca coerente em TUDO
- sê produtiva no teu dia a dia profissional
Há muitos outros pontos que são importantes, ser assíduo, pontual, preparar reuniões com antecedência, e muito mais.Mas, estas, para mim, são de extrema importância.
Então, o importante, é dar o primeiro passo, acreditar em ti e tirar o sonho da gaveta! Tu és capaz!
Assim, já, sabes se precisares, estou aqui para ti. Seja para te ajudar com os meus seviços, seja para te dar algum conselho ou palavras de força!
Deixe um comentário